Uma iniciativa do Projeto HIPO, trabalhado no Programa de Pós-Graduação em nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), irá selecionar voluntários para realizar exames gratuitos em pessoas que apresentam diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica. A pesquisa é feita em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Podem participar pessoas com idade entre 20 e 59 anos. Os interessados deverão efetuar a inscrição no endereço eletrônico disponibilizado (basta clicar no link). Os candidatos terão até o mês de março para demonstrar o interesse.
Os exames envolvem os testes de bioimpedância e fezes, avaliação nutricional, monitoramento da pressão arterial e frequência cardíaca.
Os selecionados irão participar do teste denominado “duplo-cego”, que dividirá os participantes em dois grupos: intervenção e controle. Serão usadas cápsulas por um período de 60 dias e exames antes e após a intervenção.
O objetivo da pesquisa é avaliar os efeitos da suplementação do cogumelo Pleurotus ostreatus sobre a pressão arterial, a frequência cardíaca e a microbiota intestinal.